O Acadêmico José Anderson Nascimento, Presidente da Academia Sergipana de Letras ministrou, na Sessão realizada no dia 15/7/2024, a conferência 500 ANOS DE CAMÕES, celebrando a memória do mais notável escritor da Língua Portuguesa. O evento contou com a participação de acadêmicos, membros do Movimento Cultural e de confreiras e confrades de academias congêneres.
Nessa sua apreciação sobre Luís Vaz de Camões, o conferencista apresentou um painel muito representativo sobre a trajetória de vida do poeta português e sobre a sua obra, centrada na epopeia Os Lusíadas, em que narra de forma espetacular a saga de Vasco da Gama, cantando a história de seu povo e difundindo largamente com seus versos a beleza da estética, entrelaçada à integração nacional.
Além das suas considerações sobre Os Lusíadas, o Acadêmico José Anderson Nascimento comentou a respeito dos sonetos de Camões, em especial o Soneto 48 – Alma gentil que te partiste e declamado com muita arte pela Acadêmica Luzia Nascimento, que mereceu aplausos da assembleia.
O conferencista lembrou, ainda, outros poemas consagrados da poética camoniana, peças de teatro e escritos sobre comédia de moralidade, reportando-se especialmente sobre “Anfitriões”, comédia escrita em forma de auto.