A Professora Cléa Brandão, Decana do Movimento Cultural Antônio Garcia Filho da Academia Sergipana de Letras proferiu a palestra “A INFLUÊNCIA DA LITERATURA NO DECURSO DA HISTÓRIA”, discorrendo sobre a importância da literatura como meio de comunicação e de interação social, além de cumprir o papel de transmitir os conhecimentos e a cultura.
A palestrante reuniu autores que na sua opinião participaram na formação cultural do povo, podendo-se alinhar desde as narrativas de aventuras até os poemas românticos de Castro Alves.
Na linha dos livros comentados por Cléa Brandão destaca-se “As viagens de Marco Polo”, escrito por Rustichello, por volta de 1300, e considerado como os relatos mais fascinantes da História, cujas revelações foram consideradas referências para a geografia e a história. Ela também se referiu a outros livros, centrando-se em escritos científicos, românticos e realistas, como: Espírito das leis (Montesquieu); Candido ou otimismo (Voltaire); O contrato social (Rosseau); Os noivos (Manzoni); A Cabana de pai Thomás (Harriet Beecher Stowe); O poeta dos escravos; A mãe (1906) e Os diários de Alfred Rosemberg (2017).
Na sua palestra a Professora e acadêmica Cléa Brandão, apresentou um perfil da literatura e a sua influencia na formação da sociedade.