Dia 13 de setembro de 2023, em concorrida solenidade nas instalações do Museu da Gente Sergipana tomou posse na cadeira 19 da Academia Sergipana de Letras, o arquiteto, professor, poeta e escritor Ézio Christian Déda Araújo na sucessão do saudoso acadêmico escritor, radialista e palestrante Jácome Góes da Silva.
Ézio Deda, tem 47 anos é originário de Simão Dias, graduado em Arquitetura e Urbanismo, especialista em Desenho, Registro e Memoria Visual. É diretor- superintendente do Instituto Banese, e o maior referencial nas áreas de arquitetura, cultura e memória de Sergipe. Autor dos projetos: de restauro do Museu da Gente Sergipana, do Monumento Marcelo Déda, do Largo da Gente Sergipana, e mais recentemente do Centro de Memória Digital de Simão Dias Professora Enedina Chagas.
O novo Acadêmico é autor dos livros: “ARVORE DE FOLHAS CADUCAS” e “A CASA DAS AUSÊNCIAS”, o primeiro com apresentação feita pela cantora Maria Bethânia e, o segundo, apresentado, também, em formato multimidia, com literatura, música, design e dramaturgia.
O Imortal Ézio Déda, recebeu as seguintes Medalhas:
Do Mérito Inácio Barbosa, – Prefeitura Municipal de Aracaju.
Do Mérito Tobias Barreto, – Governo do Estado de Sergipe.
Medalha Armindo Guaraná, – Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe.
Domingos Pascoal de Melo